Obrigado por entrar em contacto.
Responderemos com a maior brevidade possível.
Com os nossos melhores cumprimentos,
Schema - Psicologia Clínica
Desculpe, houve um erro ao enviar a mensagem.
Por favor, tente novamente.
Obrigado por entrar em contacto.
Com os nossos melhores cumprimentos,
Schema - Psicologia Clínica
Obrigado por entrar em contacto.
Responderemos com a maior brevidade possível.
Com os nossos melhores cumprimentos,
Schema - Psicologia Clínica
Desculpe, houve um erro ao enviar a mensagem.
Por favor, tente novamente.
Com os nossos melhores Cumprimentos,
Schema - Psicologia Clínica
O Fundador e Director Clínico dos Consultórios Schema
André Patrício, 2024
Formado em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Integrativa, pré-Bolonha (actualmente Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental Integrativa), percebeu a necessidade de iniciar uma prática clínica privada desde muito cedo, no decorrer do seu Estágio Curricular Interno na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, a sua Alma Mater. A grande razão foi tanto pessoal como encontrou eco nos Paciente com que lidou.
De um ponto de vista pessoal, procurou, numa altura específica da sua vida, ajuda profissional, não tendo sido bem sucedido na sua busca, não encontrando empatia e profissionalismo pelos diversos Psicólogos que procurou, após meses.
Do ponto de vista dos outros, detectou exactamente a mesma queixa. A procura por Psicólogos era complicada, e o problema não estava na oferta, que era muita. O problema estava nos profissionais. Não existia, na altura, ainda uma Ordem que tentasse organizar o caos que era, então a Psicologia "Clínica". Apesar dos enormes esforços, ainda hoje nos deparamos, na nossa sociedade, mesmo com uma Ordem dos Psicólogos já estabelecida, tentativas constantes de contorno à lei, à prática da Psicologia Clínica por especialistas e uma crescente enchente de "terapeutas" ou de "psicólogos", que nada estão relacionados com a Psicologia Clínica.
Apesar destas vicissitudes, o Fundador dos nossos Consultórios prosseguiu os seus estudos nesta área, tendo enveredado imediatamente para Estudos Avançados em Psicologia Clínica - iniciando uma Pós-Graduação que começou ainda durante os seus últimos meses do Estágio Curricular Interno. Em simultâneo procurou a Supervisão de um Psicólogo Clínico, sentindo que precisava de um profissional que o complementaria no desenvolvimento de um sólido conhecimento científico.
Esta supervisão veio revelar-se indispensável durante os seus dois anos de Estágio Profissional numa grande Empresa de Equipamento Médico, que contava com um considerável número de colaboradores tanto em Lisboa como em Angola, a HemoPortugal/ HemoAngola.
Neste meio tempo, começou a procurar o apartamento ideal para o seu Consultório Privado, após ter percebido claramente que não existia nenhuma opção não-privada, na altura, que permitisse desenvolver um trabalho de Psicologia Clínica de excelência, como o que sonhava desenvolver desde 2007.
O primeiro Consultório foi encontrado em Junho de 2008, na Avenida João XXI, em Lisboa, tendo a marca e as Empresas a ela associadas sido fundadas pouco depois. As obras no, agora, Consultório Sede, terminaram meses mais tarde e abria assim portas ao público o primeiro de diversos Consultórios da nossa Marca, com apenas um Protocolo Assinado entre o nosso Fundador e uma Instituição, que ainda hoje mantém "[...] e que se manterá sempre, há misto de agradecimento e emocionalidade [...]" com os Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos.
Desde 2008, o nosso Fundador recebe Pacientes neste espaço, lugar onde também Orienta os Estagiários do Ano Profissional da Ordem dos Psicólogos e faz ainda Supervisão a Psicólogos em Início de Carreira ou que dela necessitem.
Os Consultórios seguintes foram estabelecidos poucos anos mais tarde, sempre abertos após longas obras que são levada a cabo com o intuito de que se mantenha sempre os traços identificadores da imagem da marca, de forma a ser transversalmente reconhecível.
Hoje em dia, o nosso Fundador sente que a Schema - Psicologia Clínica, consegue proporcionar um espaço seguro para os seus Psicólogos Clínicos e os seus Pacientes.
De igual modo sente que os Pacientes conseguem beneficiar de profissionais que detêm um excelente conhecimento aliado a um irrepreensível rigor científico na prática da Psicologia Clínica. Os Pacientes, o centro constante da preocupação destes Consultórios beneficiam, nos momentos de maior fragilidade, de um ambiente sempre acolhedor, sempre bem cuidado e pensado para ser, antes de mais um espaço seu, tranquilizador e seguro. Na essência, "[...] os nossos Consultórios providenciam um porto seguro onde reside a confidencialidade, a boa prática clínica, o conhecimento científico, a simpatia e onde podemos exercer a nossa profissão em ambientes elegantes e muito cómodos! A Psicologia Clínica não pode, e não deve, ser uma ciência de 'vão de escada'. Deve, sim, ser vista como uma ciência incontornável, que complementa uma outra, a Psiquiatria e cuja função maior é o bem-estar e a redução dos sintomas do Paciente. Tudo o resto é qualquer coisa que não deve ser reconhecida como a ciência que aqui se pratica!".
Quanto a mais Consultórios, "[...] noutros lugares e com outros 'formatos', mantendo sempre o controlo sobre o nosso nível de rigor da prática da Psicologia Clínica, há vários planos sobre a mesa. Mas planos, existem sempre. Isto é o que faz o Ser Humano evoluir, nunca querer parar."
Este texto inclui "Excertos da Entrevista ao nosso Fundador" feita em Setembro de 2024
por Daniel de Menezes e por Maria Clara Sampayo a André Patrício, no Consultório Sede, em Lisboa
A Filosofia dos Consultórios Schema e a Sua Origem